No (Nosso) Deserto

"Hoje já ninguém vai ao nosso deserto, Cláudia (…) A razão principal é que já não há muita gente que tenha tempo a perder com o deserto. Não sabem para que serve e, quando me perguntam o que há lá e eu respondo "nada", eles riscam mentalmente essa viagem dos seus projectos.

  

Viajam antes em massa para onde toda a gente vai e todos se encontram. (...) E por isso é que vivem esssa vida estranha: porque muito embora julguem ter o mundo aos seus pés, não aguentam nem um dia de solidão. Eis porque já não há nínguém  para atravessar o deserto. Nínguém é capaz de enfrentar toda aquela solidão.”

Miguel Sousa Tavares, "No Teu Deserto" 



Gostei imenso de ler as 125 páginas do livro que retrata, neste excerto em concreto, a forma como hoje vivemos, à velocidade da viagem entre Algeciras e Alicante, sempre nos limites e sem olhar para trás. Sempre no fio da navalha. Valerá a pena? Viver o agora sim, vida há só uma mas, até que ponto no meio desta exigência dos dias e da confusão entre a multidão, temos tempo para nós encontrarmos connosco próprios? Vivemos a conhecermos uns aos outros e perdemos pouco tempo a analisarmo-nos e a compreendermos a nossa própria essência... Today is the day! ;D

[Sempre serás a estrela mais brilhante
que existirá no meu deserto!;)] 
1 Response