É preciso saber sempre quando uma etapa chega ao final...

"... se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrar ciclos, fechar portas, terminar capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram. Foste despedida/o do trabalho? Terminaste uma relação? Deixaste a casa dos pais? Partiste para viver noutro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?

Tu podes passar muito tempo a perguntar-te por é que isso aconteceu...

Podes até dizer para ti mesmo que não darás mais um passo enquanto não entenderes as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas na tua vida, a serem, subitamente, transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: para os teus pais, os teus amigos, os teus filhos,  os teus irmãos... Pois, todos estarão também a encerrar capítulos, a virar a folha, a seguir adiante, e todos sofrerão ao ver que tu estás parado. Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem connosco. 

O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia
uma ligação com quem já se foi embora e não tem a mínima intenção de voltar. 

As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora...

Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, oferecer muitas coisas a orfanatos, vender ou doar os livros que temos. Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está a acontecer no nosso coração... e ao  estares a desfazer-te de certas lembranças significa também que estarás a abrir um espaço para que outras tomem esse mesmo lugar.

Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se. 

Ninguém está nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Não esperes que devolvam algo, não esperes que reconheçam teu esforço, que descubram a tua genialidade, que entendam teu amor. Pára de ligar essa tua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como já sofreste com determinada perda: isso só te estará apenas a envenenar, nada mais. 

Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceites, promessas de emprego que não têm data para começar, decisões que são sempre adiadas em nome do "momento ideal". 

Antes de começares um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diz a ti mesmo que o que passou, jamais voltará! Lembre-te de que houve uma época em que podias viver sem aquilo ou sem aquela pessoa - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade. Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.

Encerrar ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na tua vida. Fecha a porta, muda o disco, limpa a casa, sacude a poeira. Deixa de ser quem eras, e se transforme em quem és.Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és tu próprio, antes de conheceres alguém e de esperares que esse alguém te veja como és...

E lembra-te: Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão"

Paulo Coelho

3 Responses
  1. Anónimo Says:

    nem imaginas como encaixou perfeitamente este teu texto numa fase da minha vida. alias, fase nao, diria antes episodio. esse episodio que ate hoje nao entendo e que as vezes ainda me pergunto pk ter acontecido. bastava uma pessoa para me dar a resposta, mas nao vale a pena. durante mt tempo sofri por isso, pelo simples facto de nao saber pk....hoje tenho simplesmente pena de quem nao teve coragem para mo dizer.

    soltar amarras, deixar ir, nem sempre é facil...custa mto cortar com o que nos prende ao passado. mas quando o dia em que temos forças e coragem para o fazer, o sentimento de libertação é a melhor recompensa. parece k ficamos mais leves 50kg!


  2. pxinxojr Says:

    A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?
    parece q postaste pa mim
    =P


  3. o anónimo Says:

    bonito texto, não sei porquê mas fiquei com a sensação que já o tinha lido algures.

    Next!