Dicionário Açoreano-Inglês-Português

Depois de fazer um comentário acerca de como falam os açoreanos, lembrei-me de um e-mail que uma grande amiga açoreana da faculdade me mandou à uns tempos atrás. Desfrutem ;D

Can't - Significa que não está frio. Ex: O café está can't.

Can - Usado por quem sofre de amnésia. Ex: Can sou eu?

To see - Onomatopeia que representa tosse. Ex: Eu nunca to see tanto na vida.

Cream - Significa roubar, matar Ex: Ele cometeu um cream.

Dark - Significa generosidade, dar. Ex: É melhor dark receber.

Date - Vocábulo usado para mandar deitar. Ex: Date-se aí! 

Day - Vocábulo usado para dar. Ex: Day-lhe um presente. 

Ice - Expressão de desejo. Ex: Ice se ela me beijasse! 

Lay - Norma a ser seguida . Ex: Roubar é contra a lay. 

May go - Pessoa dócil, afável. Ex: Ele é muito may go. 

Monday - Vocábulo usado para ordenar. Ex: Ontem monday lavar o carro.

Must go - Significa mastigar. Ex: Ele colocou a pastilha na boca e must go. 

New - Sem roupa . Ex: ele saiu new de casa. 

Part - Lugar para onde mandamos as pessoas. Exemplo: Vá para o raio que o part! 

Packer - Prefixo que indica bastante. Exemplo: Eu gosto dela packer-amba!

Paint - Artefacto para pentear o cabelo. Ex: Me empresta o paint. 

River - Pior que feio. Ex: Ele é o river. 

Sad - Quando se precisa de água. Ex: No deserto as pessoas sentem sad.

Show - Verbo que indica afirmação. Ex: Eu show eu! 

Vain - Do verbo vir. Ex: Eles vain hoje? 

Year - Deixar, partir. Ex: Ele teve que year?

Palavras tipicamente açoreanas:

> Coller - Caixa Térmica
> Friza -> Congelador
> Certâ -> Frigideira
> Alvarozes -> Jardineiras
> Macaquinhos -> Desenhos Animados
> Gama -> Pastilha Elástica
> Mapa -> Esfregona
> Pana -> Alguidar
> Pechenchinha -> Pequenina
> Blica, Pomba -> Pénis
> Suera -> Sweater
> Slipas -> Chinelos
> Bezerrar -> Seca
> Adiante -> Passar á frente
> Vela, Cadela -> Bebedeira
> Aguindar -> Atirar
> Clauseta -> Dispensa
> Tal Disparate -> Muito fixe ou Nada fixe
> Simbora -> Se + Embora
> Pariba -> Para + Cima
> Vaião -> Vão
> Meítes -> Meias
> Boca da Canada -> Início da rua
> Botas de Cano -> Galochas
> Vilhão -> Egoísta
> Vilhoa -> Feminino de Egoísta
> Casa despeije, Cazão -> Quarto das máquinas
> Verbenas -> Discoteca ao ar livre
> Mamas de Preta -> Chocolates Kisses
> Banda -> Lado
> Massa Sovada -> Pão Doce
> Routo -> Rasgado
> Venda -> Mercearia
> Carreira, Urbana -> Autocarro
> Hamberga -> Hamburguer
> Hatdogues -> Cachorro Quente
> Recta -> Via Rápida
> Melros -> Pássaro Cumum
> Estoa -> Centro Comercial
> Infezado -> Magricela
> Relva -> Erva
> Presa -> Subida
> Naião -> Gay
> Valêta -> Passeio, berma da estrada
> Cerrado -> Pastagem
> Marmitas -> Taparoeres
> Boate -> Discoteca
> Palanque -> Sítio onde agente se abriga dos Toiros
> Barraca -> Tenda
> Arrematado -> Arranjado
> Gaitadaria -> Rir muito
> Pisca -> Pouco
> Presada -> Pss bem arranjada, Fina
> Vento encanado -> Corrente de ar
> Bota -> Põe
> Papo-seco -> Carcaça
> Cismar -> Teimar
> Ruim -> Mau
> Ruindade -> Maldade
> Montes -> Bué
> Retoiçar -> Brincar
> Enrriçar -> Tripar
> Correr meninos -> Ir a casa dos amigos no Natal comer e BEBER
> Levar com a porra -> Levar na cabeça
> Tal mijeira -> Piada sem piada / Muita sorte
> Samarra -> Casaco
> Cádê... -> onde está...
> É homme -> Espanto, chamamento, etc.
> Quando sepucata -> De repente
> Sucundera-> 'Assim como era ...'

Mas melhor que o açoreano é sem dúvida uma continental (como eu =P) a tentar imitar um açoreano! hehehe! ;D

Corrisca Mal Amanhada (Como quem diz "Tola!")

2 Responses
  1. Daisy Says:

    demais...looll...fartei-me d rir loool
    bjs*


  2. Post-It Says:

    Daisy: Isso é porque ainda não ouviste as minhas tentativas frustadas de imitar o belo do açoreano hehehe =P Ai sim, era o fim da macacada!*